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Atualmente, existem quase 500 mil médicos inscritos nos conselhos regionais. Sabendo disso, fica fácil notar o motivo da concorrência aumentar tanto e o motivo pelo qual a busca por pacientes se torne mais frequente. O tempo também tem se tornado curto diante das obrigações diárias, portanto, fica cada vez mais difícil efetuar alguns processos. E aí que entra em cena as automações.

Automação, no sentido literal da palavra, significa mover-se por si. No sentido em que estamos falando, significa utilizar de recursos que possam funcionar sem a necessidade da intervenção do médico, desde que configurados previamente, claro. Promovendo assim, uma melhor gestão em saúde e gestão de tempo.

Separamos 4 automações que podem ajudar tanto na gestão em saúde, quanto na captação de novos pacientes e na fidelização dos já existentes, mantendo o interesse dos mesmos em sua clínica. Acompanhe.

 

1 – Lembrete de retorno

Existem diversos tipos de automação por e-mail, mas essa automação é integrada com seu prontuário eletrônico e sua agenda. Através dessa forma de gestão em saúde, e-mails são enviados para os pacientes que já se consultaram com você, lembrando-os da próxima consulta ou de que está na hora de marcar uma consulta nova, de acordo com as necessidades individuais de seus pacientes. Basta apenas configurar essa regra alguns dias antes do dia que você quer que o lembrete seja enviado e pronto, no dia escolhido, os e-mails serão enviados de uma única vez para todos os pacientes que você escolher.

2 – Confirmação por SMS

É uma excelente maneira de lembrar os pacientes de uma consulta agendada que está se aproximando. Uma das grandes vantagens desse tipo de gestão em saúde é um melhor gerenciamento do tempo da sua secretária, o envio de SMS ocorrerá mesmo em dias onde a sua secretária está ocupada demais e sem os gastos altos de uma ligação, por exemplo.

Pode ser conectado a agenda de prontuário eletrônico ou ao sistema de gerenciamento de consultórios e clínicas, permitindo que seja selecionado quando os sms serão enviados. Seja um dia antes da consulta ou três e até mesmo dez dias antes. Não existe limite de envio de sms, permitindo que sejam enviados quantos sms forem considerados necessários para lembrar o paciente de sua consulta.

3 – E-mails informativos

Essa é uma automatização interessante pois vai muito além de simplesmente relembrar o paciente sobre algo. Trata-se na verdade de oferecer informações sobre assuntos estabelecidos por você baseado em seus pacientes e receios, permitindo que você consiga atingir objetivos muito maiores dentro da sua clínica e obter uma boa gestão em saúde.

Um exemplo disso seria, a maioria de seus pacientes tem um certo receio de determinada cirurgia, assim que você consegue perceber esse determinado problema, você tem a opção de conversar com cada um dos pacientes. Porém, sabendo que a vida da maioria das pessoas está em movimento constante por suas ocupações pessoais, você acabará perdendo tempo, tendo que aguardar até a próxima consulta de cada um para conversar sobre o assunto.

Mas com essa automação é possível que se envie uma série de e-mails para os seus pacientes explicando sobre essa operação, quebrando mitos e informando o processo pós-operatório, fazendo com que ao existir a necessidade desse tipo de operação, cuidado ou solução para um problema, não haja mais desistências em massa.

Os e-mails informativos não se limitam apenas ao exemplo, é possível que se vá muito além como mandar e-mails explicativos sobre determinados estágios da gravidez, ou como lidar de forma saudável e natural com os enjoos e até mesmo sobre os medicamentos prescritos. Retirar as dúvidas com antecedência evita que o paciente fique procurando informações pela internet, informações essas que por estarem inteiramente equivocadas podem criar uma barreira entre você e seu paciente, que muitas vezes se amedronta e se preocupa com coisas irreais. É uma forma saudável de ser presente. E ser presente mostra ao paciente que você se importa, que ele pode confiar em você.

4 – E-mail após consulta

Uma outra utilidade de gestão em saúde na área dos e-mails automáticos que assim como a automação citada anteriormente, não tem nada a ver com lembretes ou sobre se falar sobre consultas que ainda estão por vir, trata-se na verdade de criar um relacionamento, fortificar os laços entre você e seus pacientes.

Essa é uma integração que precisa ser feita através do prontuário eletrônico, através de informações inseridas ali, como por exemplo, através de tags. Imagine que você está lidando com uma paciente que está na reta final da gravidez e começou a se sentir extremamente nervosa, você terá então, a opção de criar uma automação a partir da tag #nervosismo e através disso será disparado uma série de e-mails para todas as pacientes marcadas com ela.

Você sabe que sua paciente é muito delicada e sensível, por exemplo, então durante a consulta ela expressa todo o nervosismo e medo por conta da reta final da gravidez. Após essa consulta, você adiciona as tags #nervosismo #gravidez ao prontuário médico dela, ao fazer isso, você informa ao sistema que este paciente precisa receber o fluxo de e-mails relacionados ao nervosismo na reta final da gravidez, como lidar com ele e formas de se acalmar.

Um fluxo que pode ser programado da forma mais detalhada possível, da maneira que você quiser, com quantos e-mails forem precisos e com a duração que você escolher. As opções são infinitas e você só precisa criar um fluxo de automação para cada um dos seus principais atendimentos. Você pode definir o primeiro e-mail como por exemplo “Olá, paciente, como vai?” e definir também seu conteúdo para ser por exemplo:

“Olá, Julia, como você está?

Em nossa última consulta você expressou toda a sua tensão com essa reta final da gravidez, eu sei que esse é um momento de tensão e muitas mamães ficam nervosas antes do parto, isso é muito comum e não há razão para que se preocupe, como eu disse ontem. Por isso, eu selecionei esse artigo do meu blog especialmente para você, é sobre as melhores formas de relaxar antes da chegada do bebê, você pode ler e se tiver qualquer dúvida, entre em contato comigo.

Um abraço, Dr Pedro”

E o próximo e-mail pode ser definido para horas mais tardes ou dias depois, perguntando sobre como ela está e oferecendo um outro artigo sobre o assunto, até mesmo um e-mail para relembrar a sua paciente que está na hora de marcar um retorno.