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A forma pela qual os pacientes procuram pelos profissionais da área de saúde mudou e continua mudando mais a cada dia que passa. Antigamente, procurava-se pelos médicos através de listas telefônicas e pelos livros de plano de saúde. Como a tecnologia avança e as pessoas tendem a se atualizar, não poderia ser diferente na área da tecnologia em saúde. Esse avanço reflete-se através das redes sociais, aplicativos médicos e também, através de mecanismos de buscas, como o Google.

É aí que entra o marketing digital, através dele sua clínica ou consultório pode ficar mais relevante ao Google e aparecer entre os primeiros resultados. Você sabia que grande maioria das pessoas não vai até a página 2 do Google? Estar na primeira página, preferencialmente entre os três primeiros resultados da pesquisa, é praticamente uma necessidade para que seu negócio seja visto e procurado.

Isso não é diferente com as clínicas e consultórios médicos. Como trata-se de saúde, os pacientes tendem a achar mais confiável os médicos que estão entre os primeiros resultados da pesquisa. Com o uso da tecnologia e da tecnologia em saúde, você tende a angariar mais pacientes.

Antes de fazer o uso desse tipo de tecnologia em saúde, o marketing digital, é importante saber quais as normas que o CFM possui sobre isso, para que assim, você não encontre problemas. Aliás, você pode encontrá-las na resolução 1.974/11.

Embora os profissionais da área da saúde sempre trabalharam sem utilizar de marketing, ao ler os parágrafos anteriores, fica claro que hoje essa necessidade existe, devido a alta concorrência. Vamos mostrar a você agora 4 benefícios principais de utilizar o marketing digital como tecnologia em saúde.

● Oferecer acesso à informação de qualidade
É claro que oferecer informação de qualidade é importante em qualquer empresa e na área da saúde, passa-se de importante para crucial. Como bem sabemos, é um dever dos médicos informar a população de práticas que podem melhorar sua saúde, assim como alertar sobre práticas que são prejudiciais à saúde. Sabendo disso, ao informar os pacientes através da tecnologia em saúde, o médico mostra que é confiável e preocupado, não só com seus pacientes, mas com a população em geral. Algo que além de ajudar muitas pessoas, mesmo aquelas que não serão seus pacientes, te torna referência naquele assunto.

● Conscientização do público
De acordo com o aumento de buscas, que como consequência gera um vasto leque de informações de saúde na internet, nota-se que a população anda mais preocupada com a saúde, em geral. Isso também pode ser um problema, se um paciente procura por uma orientação e a mesma é falsa ou mal informada, é possível que o quadro do mesmo, que antes era algo simples, torne-se algo grave. Quando o conteúdo é feito por um profissional, a primeira recomendação é que se marque uma consulta. Isso é algo muito importante, conscientizar o público de que nem tudo que está na internet é verdade é de extrema importância. Quando você é o canal que traz conscientização ao público, torna-se, também, referência.

● Conquistar novos pacientes
O marketing no setor de saúde vai muito além de conscientizar e informar o público. Nessa área, o marketing e a tecnologia em saúde são capazes de aumentar a visibilidade, além de fazer com que haja uma imagem mais firme de autoridade no assunto. Isso ocorre através da criação de conteúdo de qualidade dentro da área de sua especialidade, o que consequentemente fará com que você alcance mais pacientes e os fidelize. Seja quem consome seu conteúdo, confia em sua experiência e conhecimento decidindo se tornar um paciente fixo ou através de indicações, quem consome o conteúdo pode não precisar da ajuda naquele momento, mas pode conhecer quem precise exatamente de um médico com a sua especialidade.

● Fidelizar os pacientes que já são seus clientes
O marketing digital serve para auxiliar, mas jamais pode substituir a fidelização comum, aquela que é feita em grande maioria através de ser um excelente profissional, que cuida bem das necessidades dos pacientes. Se o marketing digital torna possível que se aumente o número de pacientes, não é difícil de se imaginar que também seja uma ótima forma de fidelizar ainda mais os seus pacientes. Com essa nova estratégia de fidelização é possível que você consiga manter os pacientes informados e atualizados com os tratamentos, fazendo com que a espera se torne menor, afinal, manter contato é uma forma valiosa de fidelizar os clientes.

Diante disso, o atendimento também se atualizou. Enquanto o SAC 2.0 serviu para aumentar o fluxo de contato com o cliente, proporcionando uma maior pluralidade de canais via redes sociais, o SAC 3.0 veio não só para melhorar o que o 2.0 iniciou, mas também para conhecer o cliente com maior profundidade. Muitas empresas já se atualizaram para o SAC 3.0 e as que ainda não se atualizaram, estão se informando para se encaixar nesse progresso.

Como cada paciente é um caso e uma personalidade diferente, é importante que seu atendimento seja personalizado, não algo que pareça robótico e faça o paciente sentir-se mais 1 em 1 milhão. A grande razão pela qual os aplicativos médicos tem se popularizado é porque dão um atendimento personalizado ao paciente, que é o principal fator do SAC 3.0. Aplicativos como o Privio, por exemplo, que mantém o obstetra e seu paciente em contato direto. Isso aumenta a confiança do paciente no profissional, além do fato que sempre que precisar de ajuda ou até mesmo se ocorrer uma emergência, o paciente pode acionar seu médico de confiança.

O SAC 3.0, é uma tecnologia em saúde importante, seja para clínicas ou consultórios. Já que, através do uso dele, é possível se integrar com diversas redes sociais e se manter em contato com o paciente e suas necessidades. É necessário que exista uma equipe ou um profissional sempre a postos para responder em suas redes sociais, para que assim, o médico possa se focar no aplicativo. É possível ver que ao utilizar o SAC 3.0, além de angariar novos pacientes para sua clínica, te torna referência no quesito de atendimento ao cliente, o que por consequência, te traz mais credibilidade.